terça-feira, 28 de julho de 2009

Começos e bandas

Por toda minha infância e começo da adolescência eu sofri muito por causa de bronquite. Acordei um sem número de vezes pulando da cama como se isso fosse colocar algum ar dentro dos meus pulmões. Não conseguia nem chamar pelos meus pais. As noites no hospital com aquela máscara que solta fumacinha na cara também são incontáveis. Depois de muito sofrer, um santo médico disse a meus pais que teria que nadar e tocar um instrumento de sopro.
Íamos todo fim de semana no Lítero e os desafios subaquáticos eram sempre muitos legais! O que eu mais adorava era ficar boiando e contemplando aquela imensidão azul sob mim. Na minha cabeça eu passava hora assim... Esquecia até de respirar!
No grupo de louvor da Igreja Batista Central de Campinas tinha um saxofonista e eu sempre gostava quando ele tocava. Meu pai me levou até a sede da Banda Minicipal de Nova Odessa e lá descobrimos que havia aulas gratuitas e a escola tinha os instrumentos pros alunos estudarem. E depois ainda podiam tocar na banda os alunos que mais se destacassem. C'est parfait! Foi o Joel Barbosa (linkem, vale a pena!) quem me ensinou o básico do saxofone.
E é por isso que hoje eu toco saxofone e consigo atravessar uma piscina de 25m por baixo d'água (o que é bastante pra quem tem bronquite!).
As primeiras bandas de música no Brasil surgiram no século XVIII e eram formadas quase que exclusivamente por barbeiros - a maioria escravos - e tocavam em eventos sociais os mais diversos. Em 1831 foi fundada a Banda da Guarda Nacional no Rio de Janeiro e em 1896 Anacleto de Medeiros funda a mais famosa, a Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. As bandas foram por muito tempo a mais expressiva manifestação musical brasileira. Todos saíam pra ver a banda passar.
No começo dos estudos de saxofone eu gostava sim de bandas de música, apesar de nem conhecer a importância delas, mas quando eu vi/ouvi a Banda Mantiqueira pela primeira vez meu queixo caiu! Um tempo depois, no segundo ano da Unicamp, eu entrei no Comboio (esse mais ainda!). Foi o maior aprendizado musical que eu já tive. Rubinho Antunes, Rui Barossi, Douglas Fonseca, Guilherme Marque, Adriano Contó, Marcelo Toledo, Manu Faleiros, Cacá Malaquias, Guto Lucena foram alguns dos colegas com quem mais aprendi música.
A Banda Mantiqueira - fundada pelo Proveta, o cara do último post - sempre foi uma referência pro Comboio, e com certeza pra outras big bands brasileiras também. Ah sim, as big bands americanas também são de grande importância pros músicas brasileiros!
Foi no final da faculdade que o Rui me mostrou um disco da Maria Schneider, o Allegresse. A primeira música é um tema em 11/4 que me intrigou bastente. Mas não foi só o 11/4. A música é linda, o tema é lindo. A técnica de arranjo maravilhosa, a harmonia super sofisticada. Um bom gosto extremo. O disco todo é assim. E depois descobri que toda a discografia da Maria Scneider é assim!
*Atenção: pare tudo que estiver fazendo pra ouvir! E dê preferência aos fones de ouvido! É pra bloquear outros sons, não precisa colocar o volume no talo!!!

Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
Farrula, de Anacleto de Medeiros


Banda Mantiqueira
Prèt a porter de Tafetá, de João Bosco
show no Kaiser Bock Winter Festival em São Paulo, 1997
(foi a primeira vez que vi a Mantiqueira, na TV Cultura. Ainda tenho isso gravado em VHS!)
Pena que o editor não conhece a música, ela acaba aos 6´:10´´ o resto do video é o comecinho do "À procura".


Maria Scneider Orchestra - Choro Dançado


Nenhum comentário: