quarta-feira, 8 de abril de 2009

Naylor Azevedo - Proveta

A cidade de Leme fica no centro-leste do estado de São Paulo. Fundada em 1895, tem o começo de sua história relacionado com a construção da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Como muitas cidades do interior do Brasil, Leme também tem heranças musicais do tempo do Império.
A música que se tocava nessa época era quase que exclusivamente européia. Ela era trazida pelos senhores e executada pelos seus escravos. A instrumentação era basicamente de instrumentos de sopro e percussão, instrumentos que os negros sabiam tocar, afinal, não tinha violino na África! As partituras eram compradas na Europa e adaptadas para a instrumentação que cada banda tinha. No começo eram transcrições orquestrais, mas com o surgimento de compositores e o sucesso popular, a formação começou a se estabelecer.
Por todo o interior brasileiro as bandas de música sempre foram o principal veículo de ensino musical e entretenimento, e até hoje são as responsáveis pela formação de músicos, especialmente de sopros e percussão, claro. Aliás, pensando aqui comigo, o topo da lista dos meus músicos preferidos é todo preenchido por músicos do interior.
Naylor Azevedo, o Proveta, nasceu em Leme, estudou e tocou saxofone alto e clarineta na banda de música da cidade. A família é de músicos; seu pai, Sr. Geraldo Azevedo toca acordeon, as irmãs Iara e Silvana Azevedo tocam, respectivamente clarineta e sax alto. Eles participaram do primeiro disco do Proveta, "Tocando para o interior".
Não lembro quem deu esse apelido pra ele, mas foi na época em que nasceu o primeiro bebê de proveta, no final dos anos 70. O menino do interior começou a fazer sucesso na cidade grande e, de tão bem que tocava - e já tocava entre os grandes músicos da época como Eduardo Pecci, o Lambari e Oscar Bolão - o relacionaram com o grande passo que a ciência dava.
Mas os passos a que anda Proveta são muitos mais largos e muito menos reconhecidos do que os da ciência. Conhecendo, entendendo e amando nossas raízes musicais, Proveta fundou a Banda Mantiqueira, uma big band tupiniquim que é talvez, a maior referência pra toda essa garotada que nasceu, cresceu e estudou música no interior, como eu.
Mais, muito mais do que um instrumentista, ele é músico! Ele entendeu a essência do negócio e sabe colocar pra fora do jeito mais bonito! Com ele a música tem forma e conteúdo.
Uma vez o Rodrigo Ursaia - meu professor e guia musical - me disse que certa vez alguém pediu pra tocar "1x0", do Pixinguinha, na canja e o Proveta perguntou: "Em que tom?" Como assim em que tom? O cara toca "1x0" em mais de um tom? Vocês tem noção do que é tocar essa música em mais de um tom? O original já é bem encrencadinho! Mas daí o Rodrigo me disse que não é só o "1x0" que ele toca em qualquer tom, ele toca qualquer música em qualquer tom...
E como se for um dos melhores músicos do Brasil e do mundo não bastasse, o cara é muuuuuito gente boa. Uma vez nós o canvidamos pra tocar com banda Canavial, uma big band que formamos na Unicamp. A gente tocava às segundas-feiras no Tonico's Boteco, no centro de Campinas e por várias vezes a casa esteve quase vazia. Naquela segunda os ingressos acabaram no domingo! Tocamos alguns arranjos do Proveta e outros da banda que foram rearranjados pra gente tocar com ele. Foi um show memorável! No final fomos dar o cachê pra ele, R$ 1400,00. E quem disse que ele aceitou?! Foram mais de 2 horas pra convencê-lo de que a banda toda tinha aberto mão do cachê como forma de agradecimento. No final, com muito custo, ele pegou a metade.
Falar do Proveta é bom, mas não dá pra descrever. Por isso selecionei esses vídeos. Mas atenção, não ponha o vídeo pra tocar e vá fazer outra coisa! Ouça! Uma, duas, muitas vezes! Cada vez que eu ouço descubro uma idéia nova, uma citação, uma emoção... Recomendo inclusive, fones de ouvido - não muito alto, pra você não ter que visitar a fonoaudióloga tão cedo!
Aí vai uma foto do dia do show "Canavial convida Proveta" também.

Da esquerda pra direita:
Sidney Ferraz - piano
Proveta - clarineta
Bruno Mangueira - guita
Edu Furtado - sax tenor
Marcelo Fernandes - sax tenor
Gustavo Roriz - baixo
eu - sax alto
Talal Mtanos - trombone
Ronaldo Marqueti - sax soprano









2 comentários:

Graziela Esteves disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carlinhos disse...

Proveta, que lindo solo de clarinete com a Mônica! Pelo amor de Deus!!!!!!Você é o cara!!!